sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Divisão da America Central

A América Central é dividida em dois trechos: o continental e o insular. A América Central Continental é uma restrita faixa de terras emersas que liga a América Central à América do Norte e à América do Sul. Nesse istmo estão presentes sete países: Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

A América Central Insular é um grupo de ilhas localizadas no Mar das Antilhas conhecido como Mar do Caribe. A América Central Insular também é divideda em Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas. Nas Grandes Antilhas estão presentes as nações mais importantes do Caribe que são Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana e Porto Rico, que faz parte do controle dos Estados Unidos.

As Pequenas Antilhas são compostas por dez países: Antígua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Cristóvão, Nevis, São Vicente, Granadinas e Trinidad e Tobago, além de cinco possessões do Reino Unido: Anguilla, Ilhas Cayman, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas e Montsserat. Existem ainda duas possessões da Holanda, as Antilhas Holandesas e Aruba; duas possessões da França: Guadalupe e Martinica; e uma possessão dos Estados Unidos: as Ilhas Virgens Americanas.


Thales Castro


Referências:

http://www.brasilescola.com/geografia/america-central.htm

Um comentário: