domingo, 28 de fevereiro de 2010

Pesquisa solicitada dia 25/02. Pág:12 do livro de Ciências.

Resp. 4) Um nanómetro (ou nanômetro), milimícron ou milimicro é a subunidade do metro, correspondente a 1,0×10−9 metros – ou seja, um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo do metro. Tem como símbolo nm. A forma não acentuada da palavra, nanometro tem sido defendida como sendo a correcta, contudo, não está atualmente presente em qualquer dicionário da Língua Portuguesa.
É uma unidade de comprimento do SI, comumente usada para medição de comprimentos de onda de luz visível (400 nm a 700 nm), radiação ultravioleta, radiação infravermelha e radiação gama, entre outras coisas.
1 nm = 1000 picómetros
1000 nm = 1 micrómetro ou 1 mícron
picómetro / nanómetro / micrómetro
O ångström (Å) é uma medida de comprimento que se relaciona com o metro através da relação: 1 Å = 10-10 m
É a medida comumente utilizada para lidar com grandezas da ordem do átomo ou dos espaçamentos entre dois planos cristalinos.
Segundo o modelo de átomo de Bohr, o tamanho de um átomo de hidrogênio pode variar de 0,529 Å a 13,225 Å.
O nome da medida tem origem no antropônimo Anders Jonas Ångström, físico sueco. O uso do ångström se mostrou necessário com a descoberta e necessidade de marcar distâncias menores que um nanômetro, unidade usada até então. Esta medida faz parte do SI (Sistema Internacional de Unidades).


Resp. 7) A Hooke é também atribuída com frequência a invenção do microscópio composto, que consiste de lentes múltiplas (geralmente três - uma ocular, uma lente de campo e uma objectiva).
Em 1665 publicou um livro intitulado Micrographia, que consta de descrições de observações microscópicas e telescópicas e de alguma biologia original. Com efeito, o termo "célula" é atribuído a Hooke.
Na Micrographia , pela primeira vez foi feita descrições de um número enorme de observações com microscópio, ilustradas com cerca de 60 belíssimas pranchas - a imagem de uma pulga sendo talvez a mais conhecida - que atestou o talento artístico de Hooke. O livro desvelou um mundo novo e extraordinariamente diversificado, deixando evidente a importância do instrumento construído para explorá-lo, e consolidou o uso das imagens na comunicação científica.
Nesta obra Hooke descreve o microscópio composto e expõe muitas de suas observaçoes originais: o olho composto da mosca, a estrutura do ferrão de uma abelha e de penas, o movimento das asas de um inseto, os cristais de neve, a estrutrua irregular da ponta de uma agulha e do fio de uma navalha. Além dessas observações analisou cabelos, pêlos e fios, desenvolveu a idéia de que era possível a produção de um fio artificial como o da seda, também registrou e desenhou a famosa observação sobre as células existentes na cortiça e em outros vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário