segunda-feira, 7 de junho de 2010

Verbos Transitivos e Verbos Intransitivos

Verbos transitivos são todos aqueles que, num certo contexto frásico, exigem ou simplesmente aceitam um complemento direto, um complemento indireto, ou ambos em simultâneo, designando-se, respectivamente, verbos transitivos diretos (fazer algo), transitivos indiretos (telefonar a alguém) e transitivos diretos e indiretos (oferecer algo a alguém).

Verbos intransitivos, pelo contrário, são aqueles que não aceitam nem o complemento direto nem o indireto. No entanto, verbos tipicamente intransitivos poderão tornar-se transitivos em certas construções frásicas (chorar lágrimas amargas).

Nas frases seguintes, exemplos de verbos transitivos e de verbos intransitivos:

Verbos transitivos diretos

O meu avô lê o jornal todos os dias.
A Ana e a Susana praticam equitação.
O Francisco enganou os amigos.
O meu tio Armando conhece várias línguas estrangeiras

A minha turma visitou o Mosteiro de Alcobaça.

Verbos transitivos indiretos

A Dulce telefonou aos amigos de Nova Iorque.
O Alexandre mentiu à professora de Inglês.
A Olga escreveu ao namorado.

Verbos transitivos diretos e indiretos

O Rui ofereceu um relógio à namorada pelo Natal.
A Inês pediu uma explicação ao Bruno.
A Mariana arrumou o quarto ao irmão.
Os meus pais compraram uma bicicleta à minha irmã.
A Sónia emprestou a régua ao Ricardo.

Verbos intransitivos

A minha avó adoeceu subitamente.
O Miguel desmaiou.
O programa de recuperação da empresa fracassou.
O Pedro e a Marisa conversaram durante toda a tarde.

FONTE: http://www.scribd.com/doc/2214502/VERBOS-TRANSITIVOS-E-VERBOS-INTRANSITIVOS

Um comentário: