terça-feira, 22 de maio de 2012
Conceitos básicos de ecologia
segunda-feira, 19 de março de 2012
Vida saudável
Ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos diariamente são pré-requisitos muito conhecidos para uma vida saudável. Mas, outros aspectos também são essenciais: Uma boa convivência social e condições básicas de moradia e saúde.
O ser humano precisa, na busca desta qualidade de vida, cuidar, não apenas dos aspectos físicos, mas, também dos aspectos psicológicos e emocionais.
Uma boa educação pode contribuir para o desenvolvimento de boas práticas.
Sabemos quanto é difícil manter este equilíbrio, mas todo esforço é válido quando falamos do nosso bem estar.
Boa alimentação
Uma boa alimentação é essencial para um estilo de vida saudável tanto para as crianças quanto para os adultos.
Na infância a alimentação saudável é essencial para um bom desenvolvimento. Comer bem significa: comer frutas, verduras, grãos, proteínas, vitaminas e outros sais minerais que fazem bem para o nosso corpo.
São as escolhas alimentares que podem aumentar a nossa qualidade de vida. Uma alimentação adequada e variada melhora a defesa do organismo prevenindo de doenças infecciosas, deficiências nutritivas e também contribui para um bom crescimento. Uma pessoa precisa de mais de cinquenta nutrientes diferentes por dia.
Evitar ingerir comidas muito gordurosas e muito calóricas ou que contém muito açúcar também é essencial para uma boa dieta alimentar.
Benefícios da atividade física
Assim como a prática de atividades físicas traz bem estar, a sua falta pode causar doenças como o sedentarismo, que atinge muito a sociedade jovem. Sabendo disso precisamos praticar os exercícios para evitar essa e outras doenças e ainda ter benefícios no nosso organismo. As vantagens do sistema músculo-esquelético são o aumento da força, tamanho e resistência do músculo, assim como de sua capacidade de oxigenação e a melhora do tônus muscular, da flexibilidade e também fortalecimento dos ossos e das articulações.
Levando em conta a saúde temos: a perda de peso, de gordura corporal e do nível de açúcar no sangue, redução da pressão arterial, aumento do volume de sangue por pulsação e da circulação coronária, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol, ajudando também na prevenção e controle de doenças, reduzindo as chances de mortalidade.
Uma pessoa sedentária que começa a praticar atividades físicas tem o risco de morte por doença do coração reduzido em 40%.
No sistema respiratório temos o aumento da capacidade respiratória dos pulmões.
Como benefícios mentais temos a ajuda: na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, na melhora do fluxo de sangue para o cérebro, na melhora da coordenação motora, na melhora dos reflexos, na capacidade de lidar com problemas e estresse, na manutenção da abstinência de drogas, na recuperação da auto-estima e na redução da ansiedade e do estresse que afetam o tratamento da depressão.
As pessoas de idade mais avançada que pratica atividades físicas são mais ativas mentalmente. E exercícios simples aumentam a mobilidade e corrigem a postura.
Algumas doenças causadas pela falta de exercício físico e de uma má alimentação
A falta da prática de esportes e de uma alimentação equilibrada pode causar a obesidade. Obesidade é o excesso de peso provocado por uma grande concentração de gordura no corpo. Como a obesidade é um problema comum na sociedade, as pessoas dão pouca importância no seu prejuízo a saúde. Exemplo disso é que as pessoas não gostam de exercer nenhum esporte e continuam comendo comidas gordurosas como as batatas fritas e os hambúrgueres. Uma criança obesa tende a manter-se assim por toda a vida.
O sedentarismo, um habito que pode causar a obesidade, está ligado à falta de exercício físico e também afeta a saúde atrofiando os músculos e acelerando o envelhecimento. O sedentarismo é uma doença que atinge muitas pessoas no mundo causado pelo conforto das modernidades. Um exemplo disso é o jovem que adora vídeo-game, computador e televisão.
Conclusão (resumo)
Para termos uma boa saúde, ter uma dieta saudável, praticar exercícios físicos, ter uma boa convivência social e ter boas horas de sono são essências. Essas praticas também são importantes para nos prevenir de doenças, como obesidade e sedentarismo, e para nosso organismo se desenvolver de uma forma muito benéfica tanto para o físico quanto para o mental.
Ter uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico, ter um bom sono, te vários amigos e outros fatores, são sinônimos de uma vida saudável.
Sabemos que nem todas as pessoas têm a preocupação ou a oportunidade de equilibrar esses fatores: o físico, mental, financeiro, emocional, entre outros. Mas, a busca é necessária. E a educação é uma via para nos conscientizar dessa necessidade.
Thales Castro
Fontes:
Info Escola (http://www.infoescola.com/)
Boa SAÚDE (http://boasaude.uol.com.br)
Barsa – Temas essenciais para a vida: saúde. 2ª edição – 2001. Páginas 40, 68, 176, 177
quinta-feira, 8 de março de 2012
Carnaval
Onde e como surgiu o carnaval?
O carnaval é uma festa que se originou na Grécia pelos anos 600 a 520 a.C.. Por meio dessas festas os gregos faziam agradecimentos aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Que, depois, foi uma comemoração a ser adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. As festas de carnaval era marcado pelo “adeus à carne” que no latim significa “carne vale”. Foi assim que o termo carnaval se originou (carne + vale = carnaval).
Origem das máscaras e sua função social
Antigamente as máscaras estavam ligadas a rituais religiosos e representava deuses e espíritos. Também para assustar inimigos na guerra. As máscaras de carnaval começaram a ser usadas em festas no Oriente com a intenção de misturar ritual com divertimento. Na Grécia e Roma antiga, usavam para teatro, para caracterizar os personagens (máscara e personagem tem o mesmo significado em latim: persona). No século XV, na Veneza, Itália, foi o local onde a máscara começou a ser usada no carnaval. O uso teve início no teatro italiano que deu origem a personagens famosos como Arlequim, Pierrô e Colombina e outros. No período do carnaval veneziano existiam os bailes de máscaras e desfiles de fantasias e, por isso, a máscara representa o espírito do carnaval.
3 exemplos de carnavais
Carnaval em Veneza
O carnaval de Veneza tem a máscara como o elemento mais importante da festa. Essa festa carnavalesca tem uma duração de 10 dias. No período da noite realizam-se bailes em salões e as companhias chamadas compagnie della calza fazem desfiles pela cidade. Os trajes usados são característicos do século XVII junto com as maschera nobile (máscara nobre). Geralmente os trajes eram pretos com máscaras brancas e chapéu de três pontas, porém, alguns anos depois, começaram a usar outras cores nos traje, mas as máscaras sendo branca, prateada ou dourada.
Carnaval no Brasil
O carnaval do Brasil é a maior festa popular do país que tem uma duração de quatro dias que precedem a quarta-feira de cinzas. É chamada de quarta-feira de cinzas por causa da queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fieis no inicio da quaresma. No Brasil existem carnavais diferentes em cada estado. Por exemplo, no Rio de Janeiro e em São Paulo tem os desfiles das escolas de samba no sambódromo de cada cidade, em Salvador, na Bahia, o carnaval vem acompanhado dos trios elétricos, já em Olinda e Recife, em Pernambuco, são muito utilizados os bonecos gigantes e a dança do frevo.
Carnaval em Portugal
Foram os portugueses que levaram o carnaval ao Brasil. O carnaval português possui fortes tradições que levam muitas pessoas as ruas. Hoje a festa carnavalesca de Portugal são feitas por blocos, caricaturas de personagens políticos e bonecos gigantes. Também, assim como no Brasil, existem carnavais diferentes em cada cidades. Por exemplo, em Torres Vedras conserva as tradições nacionais sem copiar as de outros países. O carnaval de Alcobaça dura 5, dias como os demais, e, geralmente, as pessoas se vestem de branco. Na Ilha da Madeira as vestimentas já têm cores mais variadas. Já em Ovar, os carros alegóricos são os reis da festa.