quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Resumo do texto da pagina 84 do livro (Marco Polo na China)

Quando o livro das maravilhas foi publicado, em 1300, os europeus acharam um dos trechos mais interessantes, em que Marco Polo descreve o uso do papel-moeda na China.

“[...] O Grã-Cã cunha moedas da seguinte maneira: pegam na casca das arvores das amoreiras a pele que há entre a casca e o tronco e com ela fazem uma pasta de cor escura.

Os papeis são cortados de vários tamanhos; os menores da o valor da metade de um soldo; os maiores balem um soldo. Todos os papeis têm o selo do Grã-Cã.

Manda fabricar tantos, que é possível comprar, com facilidade, todos os tesouros da Terra. Reparte-os por todas as províncias e reinos, e com eles se paga as suas contas. Quem recusar a moeda é condenado à morte.

Os comercias aceitam a moeda, pois poderão comprar o que quiserem. O Grã-Cã paga com esse papel mercadorias que valem 400.000 bizâncios. Uma vez por ano, publica-se um aviso dizendo para todos que tem ouro, pedras finas e prata para levar a Zeca, para serem trocados por papel-moeda. Com isso, o senhor acumulava varias pedras preciosas.

Quando os papeis se rompem, sujam ou ficam deteriorados, são trocados por outros, com pequena desvalorização.”


Thales Castro

Um comentário: