terça-feira, 22 de novembro de 2011

Teoria de Gaia

A Teoria de Gaia é uma teoria controversa em ecologia profunda que propõe que a biosfera e os componentes físicos da Terra, como a atmosfera, criosfera, hidrosfera e litosfera, são intimamente integrados de modo a formar um complexo sistema interagente que mantêm as condições climáticas e biogeoquímicas preferivelmente em homeostase. Tem o nome de Teoria de Gaia em referência a Deusa grega suprema da Terra – Gaia. A hipótese é frequentemente descrita como a Terra como um único organismo vivo.

O cientista britânico James E. Lovelock, juntamente com a bióloga estadunidense Lynn Margulis analisaram pesquisas que comparavam a atmosfera da Terra com a de outros planetas, vindo a propor que é a vida da Terra que cria as condições para a sua própria sobrevivência, e não o contrário.

Vista com descrédito pela comunidade científica internacional, a Teoria de Gaia encontra simpatizantes entre grupos ecológicos, místicos e alguns pesquisadores. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese tem ganhado credibilidade entre cientistas.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese_de_Gaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário