quinta-feira, 29 de abril de 2010

Meca

Meca (pronunciado / mɛkə /, também chamado Makka(árabe: مكة Meca (na íntegra: árabe: al مكة Bahia المكرمة-Mukarrama [Maek tælmukær ː æ ː æmæ], turco: Mekke) é a terceira maior cidade da Arábia Saudita, considerada o local mais sagrado de reunião da religião islâmica. Culturalmente, a cidade é moderna, cosmopolita e etnicamente diversa.

A tradição islâmica atribui o início de Meca aos descendentes de Ismael. No século 7, o profeta islâmico Maomé proclamou o Islamismo na cidade, então um importante centro comercial, e a cidade desempenhou um papel importante na história inicial do Islã. Após 966, Meca foi liderada por sharifs locais, até 1924, quando ficou sob o domínio dos sauditas. No seu período moderno, Meca viu uma grande expansão em tamanho e infra-estrutura.

A cidade moderna situa-se na Arábia Saudita e a capital da província Makkah, na região histórica de Hejaz. Com uma população de 1,7 milhões (2008), a cidade está localizada a 73 km adentro de Jeddah, em um vale estreito, e 277m acima do nível do mar.

Todos os anos, a cidade saudita de Meca recebe milhões de muçulmanos para um ritual histórico e religioso de desapego, arrependimento e reflexão. O Hajj, que significa "peregrinação" em árabe, é um dos cinco pilares da religião islâmica - junto com o testemunho, a reza, a esmola e o ramadão.

A caminhada é antiga e foi realizada por todos os profetas a partir de Maomé - que, em 628, fez a primeira peregrinação, levando 1.400 fiéis à Meca.

A história do Hajj remota aos fundamentos do islamismo, à época de Abraão, considerado pai de todos os profetas. Segundo a religião, Deus ordenou que Abraão - junto com seu filho Ismael - reerguesse os pilares da Caaba (meteorito, que fica em Meca, considerado sagrado pelos muçulmanos) e fizesse o chamamento para que o povo viesse peregrinar. O ritual implica seguir os caminhos e reproduzir atos feitos por ele.

Contam os muçulmanos que Abraão viu no sonho que estava sacrificando seu filho e levou Ismael para a morte. No caminho, foi tentado três vezes por Satanás e apedrejou-o com sete pedras. No momento do sacrifício, a faca não cortou. Deus, então, enviou o anjo Gabriel para dizer a Abraão que ele havia concluído sua prova e sido sincero. Cordeiros foram sacrificados no lugar de Ismael.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Meca

Nenhum comentário:

Postar um comentário