sexta-feira, 16 de abril de 2010

O modo subjuntivo

Dentre as flexões relacionadas aos verbos figuram-se as de modo, conjugadas aos tempos que a elas se relacionam.

Desta feita, ao nos referirmos ao tempo subjuntivo, o mesmo é caracterizado por uma incerteza, uma probabilidade em relação ao fato verbal. Como por exemplo:

Caso eu tenha que chegar um pouco mais cedo, avise-me.
Teria condições de realizar um trabalho, se tivesse planejado melhor.

Referindo-nos aos seus respectivos tempos, destacam-se: presente, pretérito imperfeito e futuro, dentre os quais pautam-se por apresentar algumas formas fixas de construção. Às quais enfatizaremos a seguir, tendo como suporte o verbo cantar:

Presente

Pretérito Imperfeito

Futuro

Que eu cante

Se eu cantasse

Quando eu cantar

Que tu cantes

Se tu cantasses

Quando tu cantares

Que ele cante

Se ele cantasse

Quando ele cantar

Que nós cantemos

Se nós cantássemos

Quando nós cantarmos

Que vós canteis

Se vós cantásseis

Quando vós cantardes

Que eles cantem

Se eles cantassem

Quando eles cantarem



FONTE: http://www.brasilescola.com/gramatica/o-modo-subjuntivo-imperativo-dos-verbos.htm

Um comentário:

  1. OI COMO VAI VÁ DO JEITO QUE VC ESTA INDO QUE VC VAI GANHA MUITA COISA QUE DEUS TE ABENCOE.

    ResponderExcluir