segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Como surgiu o jornal impresso?

O primeiro jornal impresso aconteceu no Rio de Janeiro na data 10 de setembro de 1808. Mas, há uma historia de como eram transmitida as noticias antigamente.

A primeira forma de transmitir uma noticia era um contando para o outro daquilo que uma pessoa tinha visto.

Também houve a forma de passar a noticia por escrita que foi se desenvolvendo até se transformar no jornal impresso. Isso surgiu em Roma, onde as noticias eram divulgadas através de uma placa de avisos colocadas em lugares públicos relatando factualmente o dia anterior e nele existia propagandas do governo, tais como os feitos militares, em maior quantidade que informação propriamente dita.

Os primeiros escritores de jornais foram correspondentes dos príncipes governantes. Durante a Idade Media até o inicio da moderna, a maioria das noticias eram transmitidas pelas suas cartas.

Com a invenção da prensa móvel no ano de 1456, os panfletos com notícias apareceram junto com os livros.

A data do primeiro jornal ainda não é exata. Wally Hastings diz que o primeiro jornal foi o Mercurius Gallobelgicus, na Colônia, cujas edições em latim eram distribuídas em feiras de livros no ano de 1592. Já Carolina Galassi afirma que, segundo dados oficiais, o primeiro jornal teria sido o francês La Gazette, em 1631.

No Brasil, o primeiro jornal foi Correio Braziliense, em junho de 1808, que não era produzido aqui. Foi a Gazeta do Rio de Janeiro que foi lançado três meses depois.


Thales Castro

Referências:

http://www.arianefonseca.com/index.php/de-olho-na-midia/o-surgimento-do-jornal-impresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário