quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Diferença entre os valores medievais e os valores renascentistas

Se compararmos os valores medievais e os valores renascentistas podemos observar cinco diferença, como veremos a seguir:

Um valor medieval era que o tempo pertence a Deus e é pecado emprestar dinheiro a juros, ou seja, cobrar pelo tempo em que o dinheiro esteve emprestado, já no renascentista o valor era que o tempo pertence ao homem e este deve usá-lo em beneficio próprio.

Enquanto um valor medieval era que a fé é mais importante que a razão, no renascentista era que a razão e a fé são importantes.

Outro valor medieval era que valoriza-se o coletivismo. As pessoas consideram-se membros da cristandade e o valor renascentista era que valorizavam-se o individualismo, a arte e o talento de cada um

A quarta diferença entre os valores era que o valor medieval era que Deus está no centro das atenções (teocentrismo) e o valor renascentista era que o homem está no centro das atenções (antropocentrismo)

A ultima diferença é que no valor medieval, o corpo é fonte de pecado e que no valor renascentista, o corpo é fonte de beleza e de prazer.


Thales Castro

2 comentários: