quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Etnia e miscigenação – resumo do livro

Etnia é um conjunto, um grupo de pessoas que possuem os mesmos aspectos socioculturais, como a culinária, cultura, religião, vestimentas, idioma, entre outros, enfim, o mesmo modo de vida.

Os indígenas do Brasil, os negros que vieram da África e os brancos europeus que vieram de Portugal foram as primeiras etnias, ou seja, grupo com os mesmo modo de vida, que são os mais comuns no Brasil.

Esses três grupos étnicos não vivem separados, mas em intensa miscigenação. Essa miscigenação já existe há cinco séculos e é muito importando no fator que influi na formação da sociedade brasileira e de sua cultura.

Miscigenação é a mistura de etnias que ocorre quando um homem e uma mulher de etnias diferentes geram um filho. Esse menino terá os dois traços étnicos, o da mãe e o do pai.

A miscigenação dos brancos com os índios são chamados mamelucos, foram a primeira miscigenação que deu origem aos primeiros brasileiros. Também existe a miscigenação de índios com negros, que denominam-se cafuzos. Também há a miscigenação dos brancos com os negro que são chamados de mulatos.


Thales Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário