terça-feira, 7 de junho de 2011

Chico Buarque

Francisco Buarque de Hollanda, muito conhecido como Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro na data 19 de junho de 1944. Ele é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro.

Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda, iniciou sua carreira na década de 1960, que se destacou quando venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a canção A Banda em 1966. Socialista declarado, se auto-exilou na Itália em 1969, devido à crescente repressão da ditadura militar no Brasil, tornando-se, ao retornar, em 1970, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização do Brasil. Na carreira literária, ganhou três Prêmios Jabuti: melhor romance em 1992 com Estorvo, além do Livro do Ano, tanto pelo livro Budapeste, lançado em 2004, como por Leite Derramado, em 2010.

Casou-se e separou-se da atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas: Sílvia, uma atriz casada com Chico Diaz, Helena, casada com o percussionista Carlinhos Brown e Luísa. É irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina. Ao contrário do que tem sido propagado na internet, Aurélio Buarque era apenas um primo distante do pai de Chico.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Buarque

Nenhum comentário:

Postar um comentário