segunda-feira, 13 de junho de 2011

Divisão norte-sul

A divisão norte-sul é uma divisão socioeconômica e política utilizada para atualizar a Teoria dos Mundos. A partir dessa divisão, separa-se os países desenvolvidos, do grupo dos países subdesenvolvidos ou que estão em desenvolvimento, divididos no mapa através de uma linha imaginária. Apesar do nome, alguns países do norte também estão no grupo, embora a maior parte desses países estejam localizados abaixo da Linha do Equador.

Anteriormente, esse grupo era chamado de Terceiro Mundo, porém esta definição tornou-se errônea desde a extinção do grupo de países socialistas, que se chamava Segundo Mundo, pois não faz sentido usar tais denominações se o Segundo Mundo não existe mais.

Apesar de em desuso, ainda utilizamos as expressões países do norte e do sul que são mais adequadas para descaracterização ideológica, mas não evidenciam as desigualdades entre os países de cada bloco. Podemos usar as expressões países ricos e pobres, também.

Uma coisa que não faz sentido é a Austrália estar no grupo dos países do norte se esse país se localiza no sul da linha do Equador.

Na minha opinião, essa divisão não devia ser usada, pois há países do norte que são pobre, como a Jamaica na América anglo-saxônica, e países do sul, como Cuba na América Latina, que possuem os indicadores sociais (educação, expectativa de vida, mortalidade infantil, entre outro) que são melhores que de muitos países desenvolvidos localizados no norte.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Divis%C3%A3o_norte-sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário