segunda-feira, 13 de junho de 2011

Jean Piaget

Sir Jean William Fritz Piaget, mais conhecido como Jean Piaget nascei na cidade Neuchâtel no dia 9 de agosto de 1896 e morre na cidade Genebra no dia 16 de setembro de 1980. Ele foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.

Estudou inicialmente biologia, na Suíça, e depois se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e se tornou mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.

Seymour Papert usou o trabalho de Piaget como fundamentação ao desenvolver a linguagem de programação Logo. Alan Kay usou as teorias de Piaget como base para o sistema conceitual de programação Dynabook, que foi inicialmente discutido em Xerox PARC. Estas discussões levaram ao desenvolvimento do protótipo Alto, que explorou pela primeira vez os elementos do GUI, ou Interface Gráfica do Usuário, e influenciou a criação de interfaces de usuário a partir dos anos 80.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Piaget

Nenhum comentário:

Postar um comentário