quarta-feira, 27 de julho de 2011

AIDS

AIDS é uma DST (doenças sexualmente transmissíveis) e sua sigla significa Acquired immune deficiency syndrome (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). O vírus da AIDS é chamado de HIV e está encontrado no sangue, no esperma, no leite materno e na secreção vaginal. Por isso, as principais formas de transmissão são transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A Aids também pode ser transmitida da mãe para o filho durante a gestação ou amamentação.

O portador do HIV pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas que são: febre alta, diarreia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, sarcoma de Kaposi (tipo de câncer que causa lesões na pele, intestino e estômago). Se não forem tradadas de forma rápida e correta, estas doenças podem levar o soropositivo a morte rapidamente.

Existem vários tipos de prevenções como evitar as formas de contagio citadas acima. Para evitar a transmissão pelo contato sexual, é necessário usar preservativos que existem dois, conhecidos como camisinha: a masculina e a feminina. Outra maneira é a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso. Nas transfusões de sangue, deve haver um rigoroso sistema de testes para detectar a presença do HIV, para que este não passe de uma pessoa contaminada para uma saudável.

Infelizmente, a medicina não conseguiu encontrar ainda uma cura essa doença. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença. Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT ( zidovudina ), um bloqueador de transcriptase reversa. Sua é impedir a reprodução do vírus da Aids ainda em sua fase inicial. Outros medicamentos usados no tratamento da Aids são : DDI ( didanosina ), DDC ( zalcitabina ), 3TC ( lamividina ) e D4T ( estavudina ). Embora eficientes no controle do vírus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes.

Cientistas do mundo todo estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra a Aids. Mas, infelizmente, existe uma grande dificuldade, pois o HIV possui uma capacidade de mutação muito grande, o que dificulta o trabalho dos cientistas no desenvolvimento de vacinas



Thales Castro



Referências:

http://www.suapesquisa.com/aids/

Nenhum comentário:

Postar um comentário