sexta-feira, 29 de julho de 2011

Revolução Pernambucana

Quando a Família Real chegou no Brasil em 1808, fugindo de Portugal, se hospedaram no Rio de Janeiro. O governo de Dom João VI fez muitas melhorias no Rio de Janeiro e ofereceu emprego e diversão aos nobres que com ele vieram para o Brasil. Porém, Dom João criou vários e altos impostos pagos por todos os habitantes brasileiros, que servia para cobrir todos os seus gastos. Isso gerou insatisfação generalizada no país.

Os pernambucanos não reclamavam apenas dos altos impostos, reclamavam também do controle dos portugueses sobre o comercio varejista e a preferência dada a militares portugueses em caso de promoção. Com isso, em março de 1817, um grupo de rebeldes tomou o poder, proclamou uma República e formou um governo provisório que dizia representar todas as classes.

Os rebeldes defendiam a liberdade de religião e de impressa e o fim do domínio português, mas não da escravidão. Também conseguiram apoio da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Sabendo disso, o governo de Dom João enviou soldados e navios de guerra, que sufocaram o movimento. Alguns lideres, como Domingos José Martins e o carmelita Miguel Joaquim de Castro, foram presos e enforcados.


Thales Castro

Um comentário: