terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lamarck

Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, mais conhecido apenas como Lamarck, nasceu em Bazentin na data 1 de agosto de 1744 e morre em Paris, 28 de dezembro de1829.

Lamarck foi um naturalista francês que desenvolveu a teoria dos caracteres adquiridos, uma teoria da evolução que não é mais usada atualmente. Lamarck personificou as idéias pré-darwinistas sobre a evolução. Foi ele que introduziu o termo biologia.

Também foi ele que criou a Lei do Uso e Desuso na qual fala que se você usa muito um órgão ou uma parte do corpo, ele se desenvolve e ficar forte, porém, se você não utilizá-lo, haverá o enfraquecimento.

Originário da baixa nobreza, Lamarck pertenceu ao exército, interessou-se por história natural e escreveu uma obra de vários volumes sobre a flora da França. Isto chamou a atenção do Conde de Buffon que o indicou para o Museu de História Natural de Paris. Depois de ter trabalhado durante vários anos com plantas, Lamarck foi nomeado curador dos invertebrados, e começou uma série de conferências públicas. Antes de 1800, ele era um essencialista que acreditava que as espécies eram imutáveis. Mas graças ao seu trabalho sobre os moluscos da Bacia de Paris, ficou convencido da transmutação das espécies ao longo do tempo, e desenvolveu a sua teoria da evolução


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_de_Lamarck

Nenhum comentário:

Postar um comentário