quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Michel Foucault

Paul-Michel Foucault, mais conhecido apenas como Michel Foucault, nasceu na cidade Poitiers, na França, na data 15 de outubro de 1926 numa rica família de médicos e morreu em Paris, em 25 de junho de 1984 de AIDS.

Foucault foi um filósofo e professor da cátedra de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France desde 1970 a 1984. Todo o seu trabalho foi desenvolvido em uma arqueologia do saber filosófico, da experiência literária e da análise do discurso. O trabalho de Michel também se concentrou sobre a relação entre poder e governamentalidade, e das práticas de subjetivação.

Aos 20 anos foi estudar psicologia e filosofia na École Normale Superieure, em Paris. Obteve o diploma em psicopatologia em 1952, passando a lecionar na Universidade de Lille. Após dois anos, publicou o primeiro livro, Doença Mental e Personalidade. Em 1961, defendeu na Universidade Sorbonne a tese que deu origem ao livro A História da Loucura. Entre 1963 e 1977, integrou o conselho editorial da revista Critique. No inicio dos anos 1960, sua obra começou a repercutir fora dos círculos acadêmicos. Lecionou entre 1968 e 1969 na Universidade de Vincennes e em seguida assumiu a cadeira de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France, alternando intensas pesquisas com longos períodos no exterior. A partir dos anos 1970, militou no Grupo de Informações sobre Prisões. Entre suas principais obras estão História da Sexualidade e Vigiar e Punir.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Foucault

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/michel-foucault-307907.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário