quarta-feira, 10 de março de 2010

Dinastia Carolíngia

- Carlos Magno foi o destaque da dinastia franca dos carolíngios, que dominou o ocidente europeu entre os séculos VII e IX.
- 687, Pepino de Herstal, mordomo do palácio da Austrásia, venceu Tertry (rival da Nêustria-Borgonha) e assumiu controle sobre território franco.
- 732, Carlos Martel, filho de Pepino, deteve a invasão islâmica; também reconquistou no período alguns territórios perdidos pelo pai.
- 737, morre Teodorico IV, provocando um vazio de poder; Carlos Martel ocupou praticamente o cargo real.
- 741, morre Carlos Martel, seus domínios foram divididos entre seus filhos Carlomano e Pepino.
- 747, Carlomano abdica da monarquia e se dedica à vida monástica, Pepino, chamado o Breve, converteu-se em monarca.
- 751, Pepino, o Breve, destrona Chiledrico III (último merovíngio); é aprovado pelo papa Zacarias, proclama-se rei em uma assembléia de nobres francos em Soissons, sendo também consagrado pelo arcebispo Bonifácio.
- 768, antes de morrer, Pepino, o Breve, divide o reino entre seus filhos Carlos e Carlomano.
- 771, Carlomano morre e Carlos concentra todo o poder franco; logo conhecido como Carlos Magno; seu governo leva o poderia franco ao apogeu (lutando contra saxões, lombardos, eslavos, ávaros e o ducado de Baviera); realizaou também incursões contra muçulmanos (território espanhol), embora derrotado.
- 800, o papa Leão III coroou Carlos Magno como imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
- 814, Luís I o Piedoso legou o reino da Aquitânia e da Baviera para seus filhos Pepino e Luís, respectivamente. Lotário, seu primogênito, herdaria o seu trono; desta forma Luís I pretendia abolir o costume franco de dividir o reino entre os herdeiros.
- 829, Luís I, que havia se casado novamente, concedeu o reino da Alemanha ao caçula, o futuro Carlos o Calvo; os outros irmãos se rebelaram, depondo o imperador, que voltou ao trono reconduzido por uma assembléia reunida em Nimègue.
- 840, Luis I, morre e deixa o império franco enfraquecido pelas disputas familiares.
- 843, O Tratado de Verdun, estabelecia a divisão do império em três reinos. Lotário (titulo de imperador) ficou com a parte central; Carlos II o Calvo ficou com o reino ocidental; Luís o Germânico herdou o reino oriental; devido às contínuas fragmentações, o poderio franco decaiu; outros povos se fortaleceram (normandos e saxões).
- 855, o reino central (Lotaríngia) foi novamente dividida entre seus filhos: Luís II (título imperial), Lotário II e Carlos; com a morte de Luís II, seu tio Luís o Germânico recebeu Aachen e outros domínios; Carlos II o Calvo herdou de Luís II o título de imperador.
- 875, Carlos II foi coroado imperador; mas com a morte de todos os seus descendentes, viu-se obrigador a transmitir a coroa para Carlos III o Gordo, filho de Luís o Germânico.
- 888, Eudes, conde de Paris, depõe Carlos III o Gordo; este acontecimento finalizou a dinastia carolíngia no Sacro Império.


FONTE:
http://davymoura.blogspot.com/2009/08/dinastias-merovingia-e-carolingia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário