quarta-feira, 17 de março de 2010

Marquês

Marquês (no feminino: marquesa) é um título nobiliárquico da nobreza européia, que foi utilizado em outras monarquias originárias do mundo ocidental, como o Império do Brasil. O título, de origem germânica (Markgraf), possui variantes em diversas culturas da Europa. É imediatamente superior ao conde e inferior ao duque.

Na hierarquia o termo marquês é introduzido com o imperador Carlos Magno. Os territórios do império que coincidiam com a fronteira eram denominados "marcas", e o responsável pela defesa e administração dessas "marcas" era o margrave. Muito depois, ainda no Sacro Império Romano-Germânico, esses territórios fronteiriços começaram a ser cedidos aos principais condes, passando esses então a marqueses, responsáveis pelos marquesados. Tardiamente, a partir do século XV, o título passou a não mais ser necessariamente relacionado a jurisdição ou a soberania de um território ou a alguma função pública, somente como grau de nobreza. Dependendo do sistema nobiliárquico de cada nação, é comumente um título hereditário, que todavia não costuma ter a possibilidade de honras de grandeza.

Em Portugal, o título foi criado no século XV, juntamente com o de duque, conde, visconde e barão, quando deixou de usar-se a tradicional denominação de rico-homem. O primeiro marquês português foi D. Afonso, 1.° duque de Bragança.

No Império do Brasil, segundo as regras da nobreza brasileira, a exemplo doutros títulos em seu sistema nobiliárquico, a titulação não estava ligada a soberania ou jurisdição de qualquer território dentro do país, sendo apenas uma alta honraria não-hereditária.

Na Inglaterra, o primeiro marquês foi Robert de Vere, 9.° conde de Oxford. Até o ato 1999 da câmara dos lordes, aprovado durante a gestão do primeiro-ministro Tony Blair, o título garantia um assento hereditário na câmara dos lordes.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marqu%C3%AAs

Nenhum comentário:

Postar um comentário