quinta-feira, 4 de março de 2010

Índios: os primeiros habitantes do Brasil.

Muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os índios já habitavam o território.

Os portugueses não foram bons para os índios, pois quando chegaram aqui os escravizaram, obrigando-os a fazer trabalhos pesados.

Como nosso país é de clima muito quente, os índios daqui foram acostumados a andarem nus, com os corpos descobertos, enfeitando-os com penas e pinturas.

As casas dos povos indígenas eram feitas de palha, galhos secos, e recebiam o nome de oca. O conjunto de ocas formava uma aldeia ou tribo.

Para se defenderem, os povos indígenas confeccionavam suas próprias armas. O arco e flecha são as mais conhecidas, mas existiam também o tacape e a lança.

Os índios se alimentavam de mandioca, batata-doce, inhame, abóbora, cará e milho, que eles próprios plantavam, além de peixes e carnes que pescavam e caçavam.

O contato com o homem branco fez com que os índios sofressem muito, pois foram duramente agredidos, perseguidos e mortos, adquiriram doenças que também causaram a morte de muitos deles. Mas o contato com o branco fez com que aprendessem novos costumes. Os brancos ensinavam-lhes como era o seu modo de vida e os índios ensinavam seus conhecimentos e hábitos.

Com o passar dos anos, a raça indígena diminuiu muito, pois o desrespeito do homem branco aos mesmos foi intenso. Para evitar que a raça indígena se extinguisse, o governo brasileiro criou um órgão para atender aos interesses dos mesmos, a FUNAI – Fundação Nacional do Índio, que presta toda assistência que necessitam.

Precisamos respeitar a cultura indígena, pois ninguém merece viver sem condições de vida, nem sofrendo preconceitos.

FONTE: http://www.escolakids.com/indios-os-primeiros-habitantes-do-brasil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário