quinta-feira, 4 de março de 2010

Introdução à Biologia

A biologia é a ciência da vida (do grego bios, vida e logos, estudo). Debruça-se sobre as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas, às vezes consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam as mais variadas escalas da vida.

A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular; ao nível da célula pela biologia celular; e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia. A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.

Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda como funciona a hereditariedade entre progenitores e a sua descendência. A etologia estuda o comportamento dos indivíduos. A genética populacional trabalha ao nível da população, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies. As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e pela biologia evolutiva.

Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Biologia


O que é a vida?

Os organismos vivos, tanto os animais, como as plantas e as bactérias, são constituídos pelos mesmos elementos químicos de que são feitos os oceanos, as rochas e as estrelas. Contudo os organismos vivos distinguem-se dos organismos não vivos porque apresentam algumas características em comum, como por exemplo: são constituídos por células, todos nascem, crescem, reproduzem-se e por fim morrem. Mas, para tudo isto, precisam de energia, as plantas, obtêm-na do Sol através da fotossíntese, os animais dos alimentos, constituídos por plantas ou outros animais, e as bactérias da fotossíntese, ou da degradação de substâncias orgânicas. Parte desta energia é utilizada para manter a ordem interna. Todos os seres vivos, para conseguirem viver necessitam de manter inalteradas algumas características, como a temperatura, ou a concentração de água, independentemente das condições ambientais em que se encontram.
Outra grande parte desta energia é gasta durante a reprodução, esta é mais simples no seres unicelulares, e mais complexa nos seres pluricelulares. Com a reprodução, os seres vivos transmitem às gerações seguintes as informações relativas à sua estrutura e ao seu funcionamento, estas informações estão contidas numa energia, molécula chamada de DNA. Com efeito, as novas gerações são semelhantes aos seus progenitores, mas não são idênticos, estas possuem sempre pequenas novidades o que lhes permite uma melhor adaptação a eventuais mudanças do ambiente, ou um melhor aproveitamento dos seus recursos. Este fato demonstra outra importante característica dos seres vivos, ou seja, a capacidade de evoluírem. Os primeiros seres vivos a aparecerem foram os seres procariontes e estes terão aparecido num momento entre a origem da Terra (4600Ma) e os 3000 Ma, época do primeiro achado fóssil. As células eucarióticas, terão surgido há 2000 – 1400 Ma, seguida dos seres multicelulares a 700 Ma.

FONTE: http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Biologia/Introdu%C3%A7%C3%A3o#O_que_.C3.A9_a_vida.3F

Nenhum comentário:

Postar um comentário