quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Astecas

Os astecas eram um povo guerreiro que se localizavam no atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco.

A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza também era formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos eram a maioria da população, em que, esta camada mais baixa da sociedade, tinha que exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).

Durante o governo do imperador Montezuma II no início do século XVI, o império asteca era formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. O império começou a ser destruído em 1519 por causa das invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.

Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.

O artesanato era muito rico, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.

A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza como o deus Sol, Lua, Trovão, Chuva e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos, ou seja, eram hieróglifos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.

Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam que com os sacrifícios poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.


Thales Castro

Referências:

http://www.suapesquisa.com/astecas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário