quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Proclamação da Republica

A Proclamação da Republica brasileira foi um momento que marcou a historia do Brasil que ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro. Esse momento instaurou o regime republicano no Brasil e derrubou a monarquia no Brasil, dando fim ao reinado de Dom Pedro II.

No Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil, na Praça da Aclamação, que hoje é a Praça da Republica, quando um grupo de militares do exercito brasileiro, comandados pelo marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado, sem uso de violência, depondo o Imperador do Brasil, D. Pedro II, e o presidente do Conselho de Ministros do Império, o visconde de Ouro Preto.

Naquele mesmo dia foi criado um Governo Provisório em que marechal Deodoro da Fonseca era o presidente da republica e o chefe do Governo Provisório, marechal Floriano Peixoto como vice-presidente, e, como ministros, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos os membros regulares da maçonaria brasileira.


Thales Castro

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_do_Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário