sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pteridófitas

O grupo das pteridófitas são plantas que possuem vasos condutores de seiva sendo, por isso, consideradas traqueófitas, e não apresentam sementes e a fase dominante é o esporófito, com gametófito reduzido.

Seus representantes podem viver sobre o tronco de árvores e arbustos (epífitas), ou mesmo em ambientes aquáticos. Avencas, samambaias e espécies dos gêneros Selaginella e Lycopodium são as integrantes deste grupo.

O fato de serem traqueófitas fez com que com o transporte de água, nutrientes e seiva elaborada se tornasse mais eficiente. Essa característica, aliada ao surgimento de tecidos de sustentação, permitiu que seus representantes apresentassem maior porte e se mantivessem eretos.

Pteridófitas possuem rizoma: tipo de caule semelhante a uma raiz, subterrâneo ou localizado bem próximo ao solo, quase imperceptível. Têm, ainda, folhas divididas em folíolos, sendo que as mais jovens, denominadas báculos, se apresentam enroladas. Em muitas espécies, tais estruturas, quando mais adultas, apresentam soros distribuídos na face inferior. Soros possuem esporângios contendo células-mãe dos esporos. Por meio de divisões meióticas tais células dão origem a esses últimos.

Esporos se desenvolvem em substrato úmido e começam a ser chamadas de “prótalos” que nele tem uma região masculina e outra feminina. Geralmente, com a ajuda da água de chuva, sereno, dentre outros, os anterozoides (gametângios masculinos) se dirigem à oosfera (gametângio feminino), ocorrendo a fecundação. A partir do zigoto, desenvolve um esporófito jovem, completando este ciclo.

Além da reprodução sexuada, alguns representantes deste grupo reproduzem-se assexuadamente, por brotamento.


Thales Castro

Referências:

http://www.brasilescola.com/biologia/pteridofitas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário