quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Divisão regional do Brasil

Já existiram muitos tipos de divisões regionais antigamente com menos estados que existem hoje com mais ou até menos regiões que temos hoje.

Em 1913, por exemplo, existiam 21 estados e 5 regiões que eram, setentrional, norte oriental, central, oriental e meridional. Na região setentrional tinha os estados Amazonas, Pará e território do Acre, no norte oriental era composto por, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas, na Região central os estados eram Mato Grosso e Goiás, na região oriental eram Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro e na região meridional os estados eram São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em 1945 existia 7 regiões e 28 estados. As regiões eram norte, nordeste ocidental, nordeste oriental, centro-oeste, leste setentrional, leste meridional e sul. A região norte era composta pelos estados Amazona, Pará, Território do Acre, Território do Rio Branco, Território do Amapá e Território do Guaporé. A região nordeste ocidental era formada por Maranhão e Piauí. A região nordeste oriental por Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. A região centro-oeste por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Território de Ponta Porã. A região lente setentrional por Bahia e Sergipe. A região leste meridional por Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A região sul por São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Território do Iguaçu.

Em 1970 foi feito uma nova reforma nas regiões e estados que são as que conhecemos hoje. Hoje temo 27 estados e 5 regiões. A região norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul.


Thales Castro

Referências:

http://www.brasilescola.com/brasil/divisao-regional-brasileira.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário