sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Aves

As aves são animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. Habitam todos os lugares do globo. As aves tem vários tamanhos, do a menor tem 5 centímetros e o maior tem 2,75 metros. O registro fóssil indica que as aves evoluíram dos dinossauros terópodes durante o período Jurássico, por volta de 150-200 milhões de anos atrás (Ma), e a primeira ave conhecida é o Archaeopteryx do Jurássico Superior, cerca de 150-145 Ma. A maioria dos paleontólogos consideram as aves como o único clado de dinossauros a sobreviver ao evento de extinção Cretáceo-Paleogeno, aproximadamente 65,5 Ma. São reconhecidas aproximadamente 10.000 espécies de aves no mundo.

Todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros. Os pássaros são da ordem Passeriformes, constituindo a ordem com maior número de espécies dentro do grupo das aves.

Existem também aves não-voadoras que são os pingüins, avestruz, quivi, e o extinto dodo. Aves não-voadoras são especialmente vulneráveis à extinção por conta da ação antrópica direta (destruição e fragmentação do habitat, poluição etc.) ou indireta (introdução de animais/plantas exóticas, mamíferos em particular).


Thales Castro

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aves

Nenhum comentário:

Postar um comentário