quinta-feira, 18 de agosto de 2011

D. Pedro I

O nome verdadeiro de D. Pedro I do Brasil e D. Pedro IV de Portugal é Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Ele nasceu na cidade Queluz, 12 de outubro de 1798 e morreu em Queluz, 24 de setembro de 1834. Ele foi o primeiro imperador e também o primeiro chefe de Estado e de governo do Brasil entre 1822 e 1831. Também foi o 28º Rei de Portugal durante sete dias de 1826.

Recebeu os títulos de Infante, grão-prior do Crato, Príncipe da Beira, príncipe real do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves, príncipe-regente do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves além de primeiro imperador do Brasil, como D. Pedro I, de 12 de outubro de 1822 a 7 de abril de 1831, e ainda 28º Rei de Portugal, durante um período de sete dias entre 26 de abril e 2 de maio de 1826, como D. Pedro IV.

Em Portugal é conhecido como O Rei-Soldado, por combater o irmão D. Miguel na Guerra Civil de 1832-1834 ou O Rei-Imperador. É também conhecido pelos brasileiros e pelos portugueses como O Libertador (Libertador do Brasil do domínio português e Libertador de Portugal do governo absolutista).

D. Pedro I abdicou de ambas as coroas: da portuguesa para a filha D. Maria da Glória e da brasileira para o filho D. Pedro II. D. Pedro I era o quarto filho do rei D. João VI e de sua mulher, Carlota Joaquina de Bourbon, infanta de Espanha, primogênita do rei espanhol Carlos IV de Bourbon. Tornou-se herdeiro depois da morte do seu irmão mais velho, Francisco de Bragança (1795 - 1801).


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_I_do_Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário