Ludwig Joseph Johann Wittgenstein, mais conhecido como Ludwig Wittgenstein, nasceu em Viena, na data 26 de Abril de 1889 e morreu em Cambridge, no dia 29 de Abril de 1951. Ele era um filósofo austríaco, naturalizado britânico, sendo um dos principais atores da "virada linguística" na filosofia do século XX. Suas principais contribuições foram feitas nos campos da lógica, filosofia da linguagem, filosofia da matemática e filosofia da mente.
Wittgenstein é considerado o filósofo mais importante do século passado. O único livro de filosofia que publicou em sua vida foi o Tractatus Logico-Philosophicus, de 1922, exercendo profunda influência no desenvolvimento do positivismo lógico. Mais tarde, as idéias formuladas por ele a partir de 1930 e difundidas em Cambridge e Oxford impulsionaram ainda outro movimento filosófico, a chamada "Filosofia da Linguagem Comum".
O pensamento dele era dividido em duas fases. Para identificá-las, muitos autores recorrem ao artifício de atribuir os escritos da juventude ao Primeiro Wittgenstein e a obra posterior ao Segundo Wittgenstein, como se designassem autores distintos. A cada um desses períodos corresponde uma obra central na história da filosofia do século XX. À primeira fase, pertence o Tractatus Logico-Philosophicus, livro em que Wittgenstein procura esclarecer as condições lógicas que o pensamento e a linguagem devem atender para poder representar o mundo. À segunda fase, pertencem as Investigações Filosóficas, publicadas postumamente em 1953. Nesse livro, Wittgenstein trata de tópicos similares ao do Tractatus (embora sob uma perspectiva radicalmente diferente) e avança sobre temas da filosofia da mente ao analisar conceitos como o de compreensão, intenção, dor e vontade.
Thales Castro
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_Wittgenstein
Nenhum comentário:
Postar um comentário