sexta-feira, 30 de julho de 2010

Resumo da aula 30/07/2010

Nesta aula de português, começamos a fazer a prova logo no começo da aula. Estava um pouco difícil a primeira pagina, mais, tentei fazer tudo o que pude e fui um dos últimos a entregar a prova.

Quando todos acabaram de fazer a prova, a professora fez uma brincadeira com a turma. A brincadeira era que a professora botava uma musica, e ia passando uma caixa cheia de papeis com perguntas escritas. Quando a professora parava a musica, quem ficou com a caixa na mão abria a caixa, pegava um papel, lia alto para todos ouvir, e respondia, se estivesse errado ou se não soubesse responder, a professora lia para todos e respondia quem sabia, quem acertasse ganhava uma bala como brinde. Em cada papel tinha assuntos que já estudamos para fazer uma revisão. Eu, apesar de não ter pego a caixa nenhuma vez, ganhei três balas por causa que respondi as que os outros não sabiam. Mas uma eu respondi para minha colega, pois ela disse que se acertasse mi dava a bala, então falei para ela e ela mim deu a bala.

Depois da professora fazer essa brincadeira, ela fez a correção da atividade apesar de não ter acabado.


Thales Castro

Fungos - pesquisa 4

De uma forma geral, podemos dizer que há tipos diferentes de fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. Entre suas diferenças, há aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Há ainda os que parasitam vegetais e animais mortos. Os que servem para alimento e até aqueles dos quais se pode extrair medicamentos importantes para o homem, como a penicilina.

Características e tipos de fungos

Os fungos não possuem flores e se multiplicam por células muito pequenas. Estas células são chamadas espórios e se desenvolvem ao caírem em solo úmido, ambiente ideal para o crescimento de um novo fungo. Por não possuir clorofila, que é essencial para garantir a alimentação das plantas, esta forma de vida age como parasita, se alimentando da comida de outras formas de vida. Alguns tipos agem em seres humanos provocando várias doenças.

O mofo é outro tipo de fungo que surge através dos espórios, células quase microscópicas que estão sempre flutuando no ar, este escolhe lugares escuros e úmidos para se reproduzir. Por isso, nota-se um maior numero de mofo em ambientes úmidos, como paredes, armários, gavetas, etc. Estas mesmas células minúsculas também se agrupam em alimentos como pães, frutas e vegetais, uma vez que buscam alimentos em ambientes propícios para o seu crescimento.

As micoses, em seus mais variados tipos, são originadas por microfungos, atingindo os seres humanos com maior freqüência nos países tropicais, como no Brasil, por exemplo. Na maior parte das vezes, o tratamento para este mal é difícil por tratar-se de uma forma de vida daninha e oportunista. Mas há estudos avançados e trabalhos importantes a respeito deste assunto. Muitos medicamentos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de livrar o homem desta companhia desagradável e prejudicial.


FONTE: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/fungos/

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A importância da língua inglesa - pesquisa 2

A língua inglesa tem hoje mais de 370 milhões de falantes em várias partes do mundo. Não pense que falar inglês é prática apenas na Inglaterra e nos Estados Unidos. Esta língua é falada também na Austrália, Nova Zelândia, Escócia, País de Gales, Guiana, Canadá, Índia, África do Sul, Irlanda, Jamaica, Malta e vários outros países que a tem como língua oficial ou segunda língua.
Falar inglês hoje é sinônimo de ter melhor renda, conquistar um emprego melhor. É ter um passo à frente dos concorrentes por uma vaga de emprego. É abrir as portas para um universo em desenvolvimento constante e sentir-se cidadão de um mundo globalizado.
O inglês é a língua da internet, da informática, do cinema mundial, dos esportes internacionais, da aviação, da navegação, dos encontros científicos, do comercio internacional e do turismo. É, de fato, a língua mais estudada do mundo fora dos países de origem. Não há como negar ou mascarar sua importância.
No Brasil, muitas palavras inglesas já se incorporaram ao vocabulário, principalmente dos jovens, no nosso cotidiano. Quem nunca tomou um milkshake ou uma banana split numa sorveteria? Quem nunca pegou sua bike, foi ate o shopping Center, comeu um belo hambúrguer com muito ketchup e bastante maionese no famoso Mcdonald? Quem nunca brincou no pla station ou um outro vídeo game qualquer? Você já teve algum problema com o mouse, desktop, hard disk, softwre, pen drive ou joy stick? Já assistiu a algum show de rock, football, volleyball, basketball ou mesmo de streap-tease?
Pois é gente. Se estas palavras parecem bem familiar, é sinal de que o inglês anda bem mais perto de nos do que imaginamos.

Sundiata Keïta

Sundiata Keïta (ou Sundjata Keïta, ou ainda Soundiata Keïta) era o Imperador do Mali, nascido em 1190 em Niani (Reino Mandinga, atual Guiné) e faleceu em 1255. Filho de Naré Maghann Konaté (também conhecido Maghan Kon Fatta ou Maghan Keita) e Sogolon Djata (a mulher búfalo), Sundiata Keita nasceu com uma espécie de cegueira (e foi tentando vencer isso com o passar dos anos), e então, quando a curou revelou-se um grande imperador, "tanto que fundou o imperio do malí".

O épico de Sundjata é contado pelos griots, através da tradição oral.

A lenda conta a história de Sundiata um pouco diferente do que realmente aconteceu, era mágica, magia e várias outras coisas. A história verdadeira foi realmente apenas uma guerra que ele venceu e virou rei.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sundiata_Ke%C3%AFta

Imaginação e fantasia

O que seríamos nós se não tivéssemos o poder de imaginar e fantasiar. Seríamos um nada. A nossa imaginação governa as ideias que são alimentadas pela nossa fantasia. Imaginação e fantasia são parentas próximas e nos enriquecem. São elas que nos dão satisfação, que mexem com nossos humores, que nos conferem entendimento das mais variadas emoções. Com imaginação e fantasia amamos, fazemos guerras, somos ricos ou pobres de espírito, viajamos sem sairmos de casa, interagimos com nossos semelhantes, organizamos nossas ideias, enxergamos o futuro, somos impulsionados em nosso desenvolvimento pessoal.


Se a imaginação é fraca, carente de fantasias, a vida fica pobre, monocolor, insípida, como comida sem sal. Com nossa imaginação podemos escrever os mais belos poemas, dar a volta ao mundo em instantes, conhecer planetas e palácios, possuir belas mulheres e riquezas, comandar exércitos poderosos, visitar todas as belas catedrais do mundo, deixando tudo à conta danossa fantasia. Sim, por elas duas, nossos sonhos viram quase realidade. Tudo que imaginamos pode organizar e fantasiar como nossa própria realidade. Quer sejam nossos anseios de felicidades, de bens, de amor aos nossos parentes e ao próximo. O que são nossos planos vocacionais, senão frutos da imaginação? Se nos imaginamos médicos, advogados, empresários, sacerdotes é porque podemos sê-los. Tudo começa no mundo ideal e da fantasia. A imaginação em seu conjunto é a organização dos anseios, é o governo de nossas ideias. Só construímos nossos bens materiais e imateriais se a eles devotarmos nossas imaginação e fantasia. Quem não se imagina feliz jamais atinge a felicidade, quem não fantasia o bem-estar de uma viagem, de uma companhia amorosa, delas não gozarão, pois a imaginação e a fantasia precedem nossos sentimentos e emoções. É a imaginação que nos confere o poder de planejar e sonhar. Se imaginamos podemos construir, dando formas e cores aos nossos pensamentos. Em algumas circunstâncias, quando perdemos acapacidade de imaginar é porque perdemos o valor de nossa inteligência. Uma confere valor à outra. Imaginar chega a ser simples, pois imaginar é criar, moldar, desenvolver e fantasiar. Quando imaginamos temos o poder de juntar fatos, bens, pessoas com o objetivo do nosso próprio imaginário. Aos fatos imaginamos suas várias circunstâncias e repercussões. Aos bens damos cores e formas que podem ou não se converterem em reais. Às pessoas, imaginamos como elas são (seriam), para usufruirmos do convívio ou da sua distância. Imaginar é poder, é vida, é semelhança com Ele que nos criou.



FONTE: http://www.oabpe.org.br/comunicacao/artigos/2461-imaginacao-e-fantasia-joao-bosco-tenorio-galvao-.html

Heróis Atuais

O bombeiro


Qualquer pessoa que arrisca a vida para salvar outra vida, seja um gato, um cão ou um humano, é herói sim... Veja, só pra citar um exemplo, todos aqueles bombeiros que sacrificaram suas vidas tentando salvar as vítimas dos atentados ao World Trade Center... Não se trata apenas de dever, o salário deles pode ser até bom, mas nem tanto



FONTE: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080713150915AA9Adw1



O policial


O policial arrisca sua vida para ajudar as pessoas que necessitam de ajuda, para combater as pessoas que praticam o mal e depois prende-las. Com isso podemos dizer que os policiais são heróis, pois fazendo a coisa certa e fica do lado do bem. Eles combatem os ladrões e traficantes deixando as pessoas mais tranqüilas quando elas vão passear.



Thales Castro