sexta-feira, 23 de julho de 2010

Questão 6 letra “A” da pagina 60 (Pesquisar sobre Cândida ou candidíase)

A candidíase é uma doença causada pelo fungo Candida albicans e afeta, principalmente, os órgãos genitais: em mulheres causa um corrimento de aspecto e cor de leite coalhado e um grande desconforto na região, uma vez que causa coceiras intensas. No pênis, a cândida pode ser assintomática ou causar coceira, vermelhidão, dor ao urinar, corrimento, dentre outros.

Na pele, vermelhidão, coceira, feridas e descamação e, especificamente na boca, conhecida popularmente como sapinho, mau hálito, rachaduras e manchas brancas parecidas com leite coalho.

Essa doença, caso não seja curada e a imunidade da pessoa estiver baixa, pode se proliferar pelo corpo, causando alergias, queda de cabelo, hipoglicemia, falta de libido, cansaço, acne, gases, falhas na memória, falta de concentração, insônia, prisão de ventre, TPM, cólicas, dores musculares, infecções respiratórias, impotência, depressão, infecção urinária, dentre outros sintomas, característicos da cândida sistêmica, quadro este que se desenvolve quando a cândida não é curada ou bem tratada.

O micélio do fungo é o responsável por todas essas manifestações no organismo, uma vez que invade os sistemas do corpo e liberam toxinas que, inclusive, impedem a glicólise. Como é fermentadora, pode transformar o alimento ingerido em substâncias alcoólicas - comprometendo o fígado e sua lucidez e, além disso, consegue construir moléculas parecidas com hormônios, confundindo o organismo.

Como a Candida albicans tem seu crescimento estimulado pelos ingredientes da alimentação do hospedeiro, evitar e incluir certos alimentos na dieta pode ser a chave para prevenir ou mesmo tratar este mal.

Assim, produtos contendo fermento ou farináceos, frutas doces e/ou ácidas, sucos industrializados, frutas secas, vinagre, bebidas alcoólicas, laticínios, alimentos ricos em amido e açúcar em geral, produtos fermentados, gorduras e cafeína devem ser evitados.

Carnes, ovos, vegetais sem amido, folhas, algas marinhas e outros alimentos ricos em iodo, manteiga sem sal, óleo extravirgem de coco (combatem fungos e outros microorganismos e aumenta a imunidade), bastante água, alho, chá de camomila e iogurte desnatado natural com lactobacilos vivos são alguns alimentos que ajudam a evitar ou combater a cândida – e, de quebra, reforçar o sistema imunológico.


FONTE: http://www.mundoeducacao.com.br/doencas/candidaou-candidiase.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário