sexta-feira, 9 de julho de 2010

Preposição - pesquisa 1

Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre os elementos ligados pela preposição não há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula.

Exemplos

Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir.

[amigos de João / modo de vestir: elementos ligados por preposição]

[de: preposição]

Ela esperou com entusiasmo aquele breve passeio.

[esperou com entusiasmo: elementos ligados por preposição]

[com: preposição]

Esse tipo de relação é considerada uma conexão, em que os conectivos cumprem a função de ligar elementos. A preposição é um desses conectivos e se presta a ligar palavras entre si num processo de subordinação denominado regência.

Diz-se regência devido ao fato de que, na relação estabelecida pelas preposições, o primeiro elemento – chamado antecedente - é o termo que rege, que impõe um regime; o segundo elemento, por sua vez – chamado conseqüente – é o temo regido, aquele que cumpre o regime estabelecido pelo antecedente.

Exemplos

A hora das refeições é sagrada.

[hora das refeições: elementos ligados por preposição]

[de + as = das: preposição]

[hora: termo antecedente = rege a construção "das refeições"]

[refeições: termo conseqüente = é regido pela construção "hora da"]

Alguém passou por aqui.

[passou por aqui: elementos ligados por preposição]

[por: preposição]

[passou: termo antecedente = rege a construção "por aqui"]

[aqui: termo conseqüente = é regido pela construção "passou por"]

As preposições são palavras invariáveis, pois não sofrem flexão de gênero, número ou variação em grau como os nomes, nem de pessoa, número, tempo, modo, aspecto e voz como os verbos. No entanto em diversas situações as preposições se combinam a outras palavras da língua (fenômeno da contração) e, assim, estabelecem uma relação de concordância em gênero e número com essas palavras às quais se liga. Mesmo assim, não se trata de uma variação própria da preposição, mas sim da palavra com a qual ela se funde (ex.: de + o = do; por + a = pela; em + um = num, etc.).


FONTE: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/preposicao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário