segunda-feira, 5 de julho de 2010

São João

As festas de São João - ou festas juninas, como também são conhecidas - são uma das mais famosas celebrações do ano. Entre as tradições do São João, estão as fogueiras, os balões, a quadrilha e outras danças juninas e, o que não poderia faltar, várias comidas típicas.

A história da festa de São João começa com as antigas festas pagãs do solstício de verão, comemoradas no dia 24 de junho. Na Idade Média, ela ganhou o nome atual e passou a ser conhecida em toda a Europa e, mais tarde, em países como Brasil, Estados Unidos, Austrália e Canadá.

Em cada um dos lugares onde é conhecido, o São João tem suas particularidades. No Brasil, ele é comemorado em grandes festas com quadrilhas, casamento matuto e muito forró, ou ainda com as tradicionais quermesses e danças de quadrilha em torno das fogueiras. Nelas, as mulheres costumam se vestir com vestidos coloridos e os homens usam chapéu de palha e blusa quadriculada. Também fazem parte da tradição as comidas feitas de milho, como a canjica e a pamonha.


FONTE: http://www.bloglouco.com/festa-de-sao-joao-fogueira-comidas-musicas-e-roupas-juninas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário