sexta-feira, 16 de julho de 2010

Exemplos de verbos transitivos

Verbos transitivos diretos (tem o complemento sem preposição):

Ele suja o apartamento (suja= verbo transitivo direto, o apartamento= complemento verbal)

Ele sustenta a família (sustenta=verbo transitivo direto, a família=complemento verbal)

Ela ama seu marido (ama= verbo transitivo direto, seu marido= complemento verbal)


Verbos transitivos indiretos (tem o complemento com preposição):

Ela precisa de carinho (precisa= verbo transitivo indireto, de carinho= complemento verbal com preposição “de”)

Ela pensa em seu marido carinho (pensa= verbo transitivo indireto, em seu marido= complemento verbal com preposição “em”)


Verbos transitivos diretos e indiretos (tem dois complementos: um com preposição e outro sem preposição):

Eu escrevi uma carta para meu colega (escrevi= verbo transitivo direto e indireto, uma carta= complemento verbal sem preposição, para meu colega= complemento verbal com preposição “para”)

Eu darei a meu colega um abraço (darei= verbo transitivo direto e indireto, a meu colega= complemento verbal com preposição “a”, um abraço= complemento verbal sem preposição)


Thales Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário