segunda-feira, 30 de maio de 2011

El verbo gustar (o verbo gostar)

O verbo gustar é usado para expressar os nossos gostos, observe alguns exemplos:

¿Te gusta viajar? – você gosta de viajar?

Me gusta la vida en la ciudad – eu gosto da vida na cidade

¿Te gustan los perros? – você gosta de cachorros?

Me gustan los juegos – eu gosto dos jogos

Repare que todos têm uma semelhança e uma diferença. A semelhança é que todas as frases têm um pronome reflexivo (te, me). Todas as frases com o verbo gustar tem que ter um pronome reflexivo. A diferença é que algumas estão no singular e outras no plural e é preciso saber se a frase esta no plural ou no singular para usar gusta ou gustan.

Para expressar que não gostamos colocamos o “no” no início da frase, por exemplo:

No me gusta la vida en la ciudad – eu não gosto da vida na cidade

No me gustan los juegos – eu não gosto dos jogos


Thales Castro

2 comentários: