sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e religiosos do Canadá

Política

A forma de governo do Canadá é a monarquia parlamentarista e sua divisão administrativa é constituída por 10 províncias e 3 territórios. Também possui os três poderes: o executivo, o legislativo e o judiciário.

O Canadá e os Estados Unidos compartilham a maior fronteira indefesa do mundo, cooperam em campanhas e exércitos militares e são o maior parceiro comercial um do outro. O país também mantém seus laços históricos com Reino Unido e França.

O Canadá também é conhecido por ter relações fortes e positivas com países baixos e é uma nação industrial com um setor de ciência e tecnologia altamente desenvolvido.

As províncias e territórios canadenses são responsáveis pelos seus sistemas educacionais sendo elas similares. Os limites da escolaridade obrigatória, entrada de até 5 a 7 anos e pelo menos até 16 a 18 anos, contribuem para uma taxa de alfabetização de 99%. O Canadá é um país muito desenvolvido

Economia

O Canadá é uma das nações mais ricas do mundo, com um elevado rendimento per capita, e é membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do G8. É uma das dez maiores nações comerciais do mundo. O Canadá é uma economia mista, sendo classificado acima dos Estados Unidos no índice da Heritage Foundation de liberdade econômica e mais acima da maioria das nações da Europa ocidental. Os maiores importadores estrangeiros de produtos canadenses são os Estados Unidos, o Reino Unido e o Japão.

Em outubro de 2009, a taxa de desemprego nacional do Canadá foi de 8,6%. As taxas de desemprego provinciais variam de 5,8% em Manitoba até 17% em Terra Nova e Labrador.

Sociedade

O censo canadense de 2006 registrou uma população total de 31 612 897 habitantes, um aumento de 5,4% em relação a 2001. O crescimento populacional vem da imigração e, em menor medida, do crescimento natural.

Segundo o censo de 2006, a maior origem étnica relatada é a inglesa (21%), seguida pela francesa (15,8%) e outros. Aproximadamente um terço dos entrevistados identificou sua etnia como "canadense"

Cultura

A cultura canadense tem sido historicamente influenciada por culturas e tradições de britânicos, franceses e indígenas. Existem diferentes culturas, línguas, arte e música aborígines por todo o Canadá. Muitas palavras, invenções e jogos norte-americanos indígenas tornaram-se parte da linguagem cotidiana do Canadá.

A cultura do país foi fortemente influenciada pela imigração vinda de todo o mundo. Muitos canadenses valorizam o multiculturalismo e veem o Canadá como sendo inerentemente multicultural.

O Canadá possui duas línguas oficiais que são o inglês e o francês. As artes visuais canadenses têm sido dominadas por Tom Thomson (o mais famoso pintor do Canadá) e pelo Grupo dos Sete. O Canadá tem uma infraestrutura e uma indústria de música desenvolvida, com a radiodifusão regulada pela Canadian Radio-television and Telecommunications Commission. O hino nacional do Canadá, "O Canada", foi adotado em 1980. Os símbolos nacionais do Canadá são influenciados por fatores naturais, históricos e aborígines. Os esportes oficiais nacionais do Canadá são o hóquei no gelo no inverno e lacrosse no verão.

Religião

Na população canadense existem diversas religiões. A religião na qual tem mais seguidores é o cristianismo com 77,1% de canadenses. Logo depois vem os sem religião com 16,5%, o islamismo com 2,0%, judaísmo com 1,1%, budismo com 1,0%, hinduísmo com 1,0% e o sikhismo com 0,9%.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Canad%C3%A1

2 comentários: