Textura é o aspecto de uma superfície, ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.
Texturas naturais
Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza Ex.: Cascas de troncos de árvores, madeira, folhas, rochas, peles e outros revestimentos de animais. Em algumas obras de arte, a textura é o aspecto que mais se destaca.Serve para organizar o espaço , separando zonas com diferentes texturas e para sugerir sensações de suavidade e aspereza.
Texturas artificiais
São aquelas que o homem cria para caracterizar os objetos que constrói. Podes encontrá-las na superfície de uma parede, nos tecidos, num cesto, numa escultura, numa pintura, etc.
A criação de texturas decorativas
Na pintura decorativa de ambientes, vários tipos de texturas podem ser aplicados a objetos, como móveis, ou a superfícies, como paredes.
As texturas criadas são relevos feitos com o uso de diversos tipos de material, por exemplo: massa corrida, gesso cré, massa acrílica. Podem ser usados como instrumentos rolos de pintura, pincéis e espátulas.
Vários tipos de padrões podem ser criados, ao gosto de cada pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário