Já existiram muitos tipos de divisões regionais antigamente com menos estados que existem hoje com mais ou até menos regiões que temos hoje.
Em 1913, por exemplo, existiam 21 estados e 5 regiões que eram, setentrional, norte oriental, central, oriental e meridional. Na região setentrional tinha os estados Amazonas, Pará e território do Acre, no norte oriental era composto por, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas, na Região central os estados eram Mato Grosso e Goiás, na região oriental eram Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro e na região meridional os estados eram São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em 1945 existia 7 regiões e 28 estados. As regiões eram norte, nordeste ocidental, nordeste oriental, centro-oeste, leste setentrional, leste meridional e sul. A região norte era composta pelos estados Amazona, Pará, Território do Acre, Território do Rio Branco, Território do Amapá e Território do Guaporé. A região nordeste ocidental era formada por Maranhão e Piauí. A região nordeste oriental por Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. A região centro-oeste por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Território de Ponta Porã. A região lente setentrional por Bahia e Sergipe. A região leste meridional por Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A região sul por São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Território do Iguaçu.
Em 1970 foi feito uma nova reforma nas regiões e estados que são as que conhecemos hoje. Hoje temo 27 estados e 5 regiões. A região norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul.
Thales Castro
Referências:
http://www.brasilescola.com/brasil/divisao-regional-brasileira.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário