quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O sistema de produção capitalista

Capitalismo é o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos.

No sistema capitalista, as indústrias, as fábricas, as papelarias, entre outras não pertencem ao estado, e sim, aos empresários e a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual os preços são definidos pelo livre jogo da oferta e da procura. O capitalista compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, depois de ter vendido, permitem recuperar o dinheiro investido e obter um lucro. No capitalismo as classes se relacionam pela posse ou carência de meios de produção e pela livre contratação do trabalho e/ou do trabalhador.

Os países capitalistas são aqueles cujo modo de produção dominante é o capitalista. Neles coexistem, no entanto, outros modos de produção e outras classes sociais, além de capitalistas e assalariados, como artesãos e pequenos agricultores.

O capitalismo tem vários outros elementos, que podem se caracterizar como: a acumulação permanente de capital; a geração de riquezas; o papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros; a concorrência, a inovação tecnológica ininterrupta e, nas fases mais avançadas de evolução do sistema, o surgimento e expansão das grandes empresas multinacionais. A divisão técnica do trabalho é também uma característica importante do modo capitalista de produção, uma vez que proporciona aumento de produtividade. O modelo capitalista também é chamado de economia de mercado ou de livre empresa.


Thales Castro

Referência:

http://www.renascebrasil.com.br/f_capitalismo2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário