quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Plantation

Plantation é um sistema agrícola de monocultura e que se exporta e explora. As metrópoles, querendo seu próprio lucro, exploravam as colônias usando o plantation, originando as chamadas colônias de exploração.

A principal característica do plantation é a monocultura, ou seja, são produzidas grande quantidade de só um produto que se adapta no solo e no clima do lugar. Alguns produtos que, no Brasil, usam o sistema plantation é a cana-de-açúcar, café, etc.

No plantation, quase todas as produções é para o mercado externo nos países que tem produtos de pouca qualidade. As colônias eram exploradas pelas metrópoles sem interesse nenhuma na melhora no país em que o plantation se localizava.

Os escravos e indígenas era a principal mão-de-obra e muitos camponeses e pessoas de baixa renda eram obrigados a trabalhar nas plantações. Este sistema fez surgirem vários latifúndios.

Hoje, praticamente só os países subdesenvolvidos que usam esse sistema.

Ainda existem o trabalho escravo mesmo estando proibido. No Brasil existe o plantation em locais que cultivam a cana-de-açúcar ou café.


Thales Castro

Referências:

http://www.brasilescola.com/historiab/plantation.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário