sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A diferença entre o sistema de produção feudal e o sistema de produção capitalista

Existem muitas diferenças entre o sistema de produção feudal e o sistema de produção capitalista. Vou citar algumas dessas diferenças que existem entre esse dois sistemas de produção.

No sistema de produção feudal, o desenvolvimento produtivo era baixo, e por isso limitava a ocorrência das trocas naturais e do comercio, enquanto que o sistema de produção capitalista se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção que movimentavam a economia.

Na produção feudal, há limitação dos instrumentos e técnicas utilizadas, mais na produção capitalista, há uma permanente inovação tecnológica.

Enquanto os camponeses feudalistas muitas vezes estabeleciam a mão de obra família, o capitalista comprava a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, depois de ter vendido, permitem recuperar o dinheiro investido e obter um lucro.

A produção feudal visa a subsistência e estabelece pequenas relações comercias. Já a produção capitalista visa a acumulação permanente de capital a geração de riqueza; o papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros.


Thales Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário