As doenças respiratórias são aquelas doenças que atingem órgãos do sistema respiratório, que são os pulmões, a boca, a faringe, as fossas nasais, a laringe, os brônquios, a traquéia, o diafragma, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares.
As doenças causadas no sistema respiratório mais freqüentes são: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, resfriado, faringite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, tuberculose e pneumonia.
Essas doenças são causadas por diversas maneiras como o fumo, a alergias (provocada por substâncias químicas ou ácaros), fatores genéticos, infecção por vírus e respiração em ambientes poluídos. Essas, estão entre as principais causas das doenças citadas.
Nas grandes cidades, estas doenças são muito comuns, principalmente em por causa da poluição do ar. O monóxido de carbono e o dióxido de carbono são gases poluentes originados da queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) e são muito prejudiciais ao aparelho respiratório do ser humano. A inalação destes gases pode provocar o surgimento de algumas destas doenças.
Para prevenir doenças respiratórias, podemos:
Cuidar da higiene das mãos de familiares, ou outras pessoas com infecção respiratória viral;
Evitar o contato de crianças sadias com pessoas com infecção respiratória;
Dormir em local arejado e umedecido (o uso de recipientes com água no quarto é uma alternativa);
Usar agasalho quando sair ao ar livre;
Evitar o acúmulo de poeira em casa;
Lavar e secar ao sol mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo.
Thales Castro
Referências:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/doencas_respiratorias.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/doencas-respiratorias/
Nenhum comentário:
Postar um comentário