quinta-feira, 31 de março de 2011

Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular, também conhecido como sistema circulatório, tem a função de transportar substâncias como gases, nutrientes, hormônios e excretas nitrogenadas.

Nos animais vertebrados esse sistema possui um órgão central, chamado de coração, situado na porção ventral do organismo. Nos seres humanos, esse órgão encontra-se alojado no interior da cavidade torácica, atrás do osso esterno, entre os pulmões e superior ao diafragma.

Associado ao coração, também integrando esse sistema, existe uma difusa rede de vasos sanguíneos que transportam o sangue, o sistema vascular sanguíneo, e a linfa, o sistema vascular linfático, sendo formada pelas artérias, as veias, as arteríolas e os capilares. Portanto, um sistema fechado no qual o fluido circula dentro de vasos.

- As artérias conduzem o sangue do coração em direção aos demais órgãos e tecidos do corpo;

- As veias efetuam o transporte inverso, ou seja, reconduzem o sangue captado dos tecidos e órgãos até o coração;

- As arteríolas, pequenos vasos que se ramificam das artérias, irradiando-se pelo organismo;

- E os capilares (ductos de pequeno calibre), são ramificações que partem tanto das arteríolas quanto das veias com diâmetro delgado.

Contudo, a circulação dos vertebrados possui algumas diferenças que correspondem a aspectos evolutivos de natureza estrutural, molecular ou anatômica, de acordo com o grupo taxonômico, sendo, por exemplo:

- A presença de hemácias anucleadas, presente nos mamíferos, e nucleadas , presente nas aves;

- E a disposição e a conformação das cavidades que formam o coração, visto que o sistema circulatório pode ser.

Simples → quando o sangue passa apenas uma vez pelo coração, ou seja, um ciclo;

Dupla → quando o sangue passa duas vezes pelo coração, ou seja, dois ciclos, um arterial e o outro venoso;

Completo → quando o sangue arterial não se mistura com o venoso;

Incompleto → quando o sangue arterial se mistura com o venoso.

Exemplo:

Peixes – a circulação é simples e completa, o coração é dividido em duas cavidades (um átrio e um ventrículo);

Nas aves e mamíferos – a circulação é dupla e completa, o coração apresenta quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos que não se comunicam).

O Coração e a circulação Humana

O átrio direito recebe as veias cavas (superior e inferior), por onde o sangue venoso chega ao coração, passando pela válvula tricúspide (contração / sístole atrial) em direção ao ventrículo direito, o qual encaminha o sangue pobre em oxigênio para o pulmão (sístole ventricular) através das artérias pulmonares.

No pulmão, o sangue é oxigenado (hematose), retornando ao coração por meio das veias pulmonares, as quais se comunicam com o átrio esquerdo, passando o sangue pela válvula bicúspide ou mitral (sístole atrial), chegando ao ventrículo esquerdo e deste sendo distribuído (sístole ventricular) para os tecidos e órgãos através da artéria aorta.


Thales Castro


Referências:

http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-circulatorio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário