Os jesuítas eram padres da Igreja Católica que faziam parte da Companhia de Jesus fundada em 1534 por Inácio de Loiola. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante no século XVI, como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Portanto, esta ordem religiosa foi criada no contexto da Contra-Reforma Católica. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil no ano de 1549, com a expedição de Tomé de Souza.
Objetivos dos jesuítas
Os objetivos dos jesuítas eram os seguintes:
- Levar o catolicismo para as regiões recém descobertas, no século XVI, principalmente à América;
- Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica;
- Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões;
- Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.
Varios jesuítas vieram para o Brasil no século XVI como o Padre Manoel da Nóbrega, o Padre José de Anchieta e o Padre Antônio Vieira. Em 1760, alegando conspiração contra o reino português, o marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, confiscando os bens da ordem.
A ordem dos jesuítas foi extinta pelo papa Clemente XIV, no ano de 1773. Somente em 1814 que a ordem voltou a ser aceita pela Igreja Católica, por causa do papa Pio VII.
Thales Castro
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário