terça-feira, 1 de março de 2011

Interação social

O aspecto mais importante da interação social é que ela causa uma modificação no comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social. Por exemplo, se alguém se senta ao lado de outra pessoa num ônibus, mas ambos não conversam, não está havendo interação social (embora a presença de uma das pessoas influencie, as vezes, um pouco o comportamento da outra).

Os contatos sociais e a interação, constituem, portanto, condições indispensáveis a associação humana. Os indivíduos se socializam através dos contatos e da interação social.

A interação pode acontecer de varias maneiras como de uma pessoa para outra, de uma pessoa para um grupo ou de um grupo para outro grupo.

A interação assume formas diferentes e chama-se de relação social. Um professor dando aula tem um tipo de relação social com seus alunos, a relação pedagógica. Como uma pessoa comprando e outro vendendo, estabelecem uma relação econômica. Além dessas, as relações sociais podem ser políticas, religiosas, culturais, familiares e etc.

A forma mais típica de interação social é aquela em que há influência recíproca entre os participantes. Mas alguns autores falam de interação social quando apenas um dos elementos influência o outro. Isso acontece quando um dos polos de interação está reapresentado por um meio de comunicação apenas físico, como a televisão ou o livro. Ocorre, nesse caso, uma interação não recíproca,ou seja, apenas um dos lados influência o outro nesse tipo de interação.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intera%C3%A7%C3%A3o_social

Um comentário: