quarta-feira, 16 de março de 2011

Polinômios

Podemos encontrar diferentes definições para polinômios como: Polinômio é uma expressão algébrica com todos os termos semelhantes reduzidos. Polinômio é um ou mais monômios separados por operações.

As duas estão certas, pois se pegarmos um polinômio encontraremos nele uma expressão algébrica e monômios separados por operações.

• 3xy é monômio, mas também considerado polinômio, assim podemos dividir os polinômios em monômios (apenas um monômio), binômio (dois monômios) e trinômio (três monômios).

• 3x + 5 é um polinômio e uma expressão algébrica.

Um monômio pode ser formado por duas partes: um número chamado coeficiente do monômio e uma variável ou multiplicações de variáveis (letras) podendo ter expoentes chamada de parte literal, por exemplo, 3x (3 = coeficiente e x = parte literal), 5x² (5 = coeficiente e x² = parte literal), 10x³y (10 = coeficiente e x³y = parte literal).

Como os monômios, os polinômios também possuem grau e é assim que eles são separados. Para identificar o seu grau, basta observar o grau do maior monômio, esse será o grau do polinômio.

Com os polinômios podemos efetuar todas as operações: adição, subtração, divisão, multiplicação, potenciação.


Thales Castro

Referências:

http://www.brasilescola.com/matematica/polinomios.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário