As células-tronco, também conhecidas como células-mães, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
As células-tronco de embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como, por exemplo, ossos, nervos, músculos e sangue. Por isso, as células-tronco são muito importantes sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidente vascular cerebral, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.
São encontradas em vários locais de corpo, como células embrionárias, cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico, conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no estado norte-americano da Carolina do Norte, noticiada pela imprensa mundial nos primeiros dias de 2007.
Thales Castro
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário