São as orações que têm estrutura sintática independente, ou seja, uma funciona como termo da outra. Elas vêm ligadas pelas conjunções coordenativas ou por sinais de pontuação. Por exemplo:
Ou você toma banho, ou fica de castigo. (os dois “ou” são conjunções coordenativas, sendo que o segundo “ou” separa a primeira e a segunda oração)
Os namorados andam de mãos dadas, trocam olhares, trocam palavras. (as duas vírgulas separam as três orações coordenadas)
As orações coordenadas podem ser classificadas por orações coordenadas assindéticas e orações coordenadas sindéticas.
Orações coordenadas assindéticas – essas são as orações separadas por um sinal de pontuação (vírgula, dois pontos, ponto e virgula) como o exemplo que dei acima:
Os namorados andam de mãos dadas, trocam olhares, trocam palavras.
Orações coordenadas sindéticas – é a oração introduzida por conjunção. É classificada com base na conjunção e no sentido que ele estabelece no período.
Coordenada sindética aditiva – expressa relação de soma, adição, continuidade. Ex: Carol convidou Paulo para festa e Paulo convidou Ana.
Coordenada sindética adversativa – expressa uma idéia contraria a outra oração. Ex: fui para a festa de uma colega, mas não gostei.
Coordenada sindética alternativa – expressa uma relação de escolha, de alternância. Ex: Ou você toma banho, ou fica de castigo.
Coordenada sindética conclusiva: expressa ideia de conclusão. Ex: a natureza é muito importante para nossa sobrevivência, por isso precisamos preservá-la.
Coordenada sindética explicativa – expressa ideia de explicação, de justificativa. Ex: nos reunimos aqui, pois precisamos falar de um assunto urgente.
Thales Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário