quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai começou no ano de 1864, a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes, que queria aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.

Visando a província, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira na região de Mato Grosso para invadi-la e conquistá-la. Após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para isso, era necessário passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.

Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865 através de acordo conhecido como a Tríplice Aliança. A partir daí, os três países lutaram juntos para deterem o Paraguai, que foi vencido na batalha naval de Riachuelo e também na luta de Uruguaiana.

Esta guerra durou seis anos. No terceiro ano, o Brasil passava por grandes dificuldades com a organização de sua tropa, pois além do inimigo, os soldados brasileiros tinham que lutar contra a falta de alimentos, de comunicação e contra as existentes. Diante deste quadro, Caxias foi chamado para liderar o exército brasileiro. Sob seu comando, a tropa foi reorganizada e conquistou várias vitórias até chegar em Assunção no ano de 1869. Apesar de seu grande êxito, a última batalha foi liderada pelo Conde D`Eu. Por fim, em 1870, a guerra chega ao seu fim com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.


Thales Castro


Referências:

http://www.suapesquisa.com/historia/guerradoparaguai/

Nenhum comentário:

Postar um comentário