segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Geometria

A geometria é um assunto que faz parte da matemática cujo objeto de estudo é o espaço e as figuras que podem ocupá-lo. A partir da experiência, as pessoas caracterizam o espaço por certas qualidades fundamentais, que são denominadas axiomas de geometria. Esses axiomas não são provados, mas podem ser usados em conjunto com os conceitos matemáticos de ponto, linha reta, linha curva, superfície e sólido para chegar a conclusões lógicas, chamadas de teoremas.

A influência da geometria nas ciências físicas foi muito grande como, por exemplo, quando o astrônomo Kepler mostrou que as relações entre as velocidades máximas e mínimas dos planetas, propriedades intrínsecas das órbitas, estavam em razões que eram harmônicas, também afirmou que essa era uma música que só podia ser percebida com os ouvidos da alma — a mente do geômetra.

Com a introdução do plano cartesiano, muitos problemas de outras áreas da matemática puderam ser transformados em problemas de geometria, que varias vezes levaram a facilitação das soluções. Um exemplo dessas áreas foi a álgebra.

A palavra geometria tem origem grega, geo significa terra e metria medida, ou seja medida da terra.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria

Nenhum comentário:

Postar um comentário